sábado, 23 de novembro de 2013

Fundação da Associação das Humanidades Digitais

No passado mês de Outubro estive na Universidade de São Paulo, a convite do Grupo de Humanidades Digitais daquela universidade, dinamizado pela Maria Clara Paixão de Sousa. O objectivo foi a participação no I Seminário de Humanidades Digitais do Brasil, que contou com a presença de investigadores de várias disciplinas das Humanidades, do Brasil, Portugal e de outros países. As apresentações e discussões foram muito interessantes, abordando temas tão variados como o Open Access, as bibliotecas digitais, a investigação em Linguística, História e outras disciplinas com recurso a métodos e fontes digitais, entre outros temas e abordagens.

Contudo, quero destacar o que aconteceu no final do encontro, a fundação da Associação das Humanidades Digitais, em Língua Portuguesa. As discussões para a fundação da AHDig começaram ainda antes do seminário, reforçaram-se em reuniões na espectacular Biblioteca Brasiliana da USP e terminaram com o anúncio oficial no dia 25 de Outubro, juntamente com o lançamento do site http://ahdig.org/.

O objectivo é procurar estabelecer redes de investigadores, projectos e metodologias que cruzem Humanidades e Digital, em língua portuguesa ou sobre o espaço que fala português. Cada vez mais a perspectiva multilingue está a ser discutida e estimulada no seio da comunidade de praticantes das chamadas Humanidades Digitais, pelo que a criação desta rede pretende ser também um contributo para a afirmação internacional da investigação em português ou sobre o mundo que fala português.

Juntem-se a nós!

Sem comentários:

Enviar um comentário