segunda-feira, 20 de julho de 2009

Início do curso "Clio sabe surfar!"

Começa hoje o curso "Clio sabe surfar!". Quero antes de mais dar as boas-vindas aos participantes no curso e desejar que, para além de aprenderem alguma coisa, aproveitem para o fazer de uma forma descontraída, pois a Internet pode ter também um lado lúdico. Confesso que o programa que a seguir vos apresento não aparenta fazer justiça a essa afirmação, mas isso passa por um entendimento muito particular sobre o que pode ser o "prazer do trabalho"!
Os objectivos gerais do curso já os conhecem quem nele se inscreveu, mas nunca será demais recordá-los. Sucintamente, a rede global de comunicações teve a grande vantagem de nos colocar a todos, os que ensinam, os que querem aprender, os meros curiosos, perante um verdadeiro paradoxo. Por um lado, encurtou o espaço e o tempo da época actual, trazendo um volume e manancial de informação que não lembraria decerto a Diderot e D'Alembert, democratizando de uma forma nunca vista o acesso à informação, bem como a produção e disponibilização de novo conhecimento. Por outro lado, colocou a sociedade e, em especial, a comunidade "científica" a braços com o problema da super-abundância de dados, a que se associou a dificuldade em lidar com a qualidade, ou falta dela, da verdadeira torrente informativa ou, nos piores exemplos, de mera clonagem informativa potenciada pela Internet.
Com este curso pretende-se chamar a atenção, precisamente, para este paradoxo e para algumas formas, necessariamente, limitadas de tentar ultrapassá-lo. Para isso, mais do que apresentar, procurarei estimular o uso de um conjunto de técnicas e metodologias que permitam uma pesquisa, selecção e avaliação das fontes digitais disponibilizadas na net, procurando fazê-lo de uma forma que o recurso à Web se traduza numa maior eficácia e produtividade informativa ou educativa. O estímulo passará, obviamente, por uma exploração, tanto quanto possível, autónoma dos vários recursos disponíveis no espaço virtual, que possam ser úteis para o trabalho de professores, investigadores e estudantes.
Acima de tudo, pretendo que os participantes neste curso alarguem os seus horizontes sem, contudo, perderem de vista a "prancha" que lhes permita aproveitar bem a "onda" de conhecimento da Internet (cá está o surf)!

Sem comentários:

Enviar um comentário